7 “Regras” de Composição na fotografia

7 principais Regras de Composição na fotografia

No post abaixo você vai aprender as 7 principais Regras de Composição na fotografia para deixá-la mais aperfeiçoada. Não basta somente saber, tem que colocar na prática pra virar um expert na arte de fotografar.

Bom, já vimos sobre o poder da composição e tipos de composição. E sem dúvida sabemos que a composição é o que dá vida a uma boa fotografia. É saber dispor os elementos de forma harmoniosa. E mais que tudo, a composição é a responsável por despertar emoções no espectador. Pare por uns instante e lembre de imagens que te fizeram SENTIR algo (seja alegria, saudade ou mesmo medo, raiva). São essas as imagens que mais nos tocam, aquelas nas quais sentimos algo quando olhamos.

7 principais Regras de Composição na fotografia
O Fantasma da Ópera

7 principais Regras de Composição na fotografia

Quando falamos em arte (e fotografia é uma forma de arte!) fica difícil falar de regras… Devemos utilizar as regras como ajuda ao compor uma fotografia. Estamos cansados de saber que não podemos nos limitar a regras de composição… mas saber quando segui-las e quando quebrá-las.

Existem várias regras de composição, mas vamos ver as 7 Regras de Composição na fotografia aqui. E vale destacar:

          Simplifique! Já disse e repito que menos é mais. E tornar algo simples é mais difícil do que parece… Mas exercite a habilidade de simplificar. Treine remover da sua lente tudo o que não é necessário para compor uma imagem. Deixe apenas o que realmente importa para criar a foto. O que não soma à fotografia, distrai. E uma boa imagem é aquela onde nada distrai.

7 principais Regras de Composição na fotografia

 

 

7 principais Regras de Composição na fotografia

E as regras de composição que vamos ver aqui são:

  • Regra dos terços
  • Linhas (vertical, horizontal, diagonal)
  • Simetria
  • Padrões
  • Contraste
  • Preencher o quadro
  • Moldura

Melhor do que escrever é mostrar! Aqui está um vídeo para você ver na prática cada uma dessas regras em ação:

 

Gostou? Achou isso útil? Diga aqui nos comentários logo abaixo se isso te ajudou. Assim fico sabendo se o que faço aqui ajuda você e se estou indo pelo caminho certo. Ah, e se achou que foi útil compartilhe com seus amigos!

Se você ainda não se inscreveu em nosso canal do youtube, faça isso agora e você recebe novos conteúdos assim que forem publicados.

E lembra de me dizer aí nos comentários se gostou e se foi útil pra você. Saber disso é realmente importante para mim! 🙂

Comente com o Facebook

comentários

4 Comentários


  1. Muito bom… Só poderia ser um pouco mais lento as passagens das regras. Mesmo assim show de bola!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *