Como criar Softbox em casa

Como criar um Softbox em casa

Se você está aqui é bem provável que goste muito de fotografia, já gastou um pouco de dinheiro em seu principal equipamento (que é a câmera e as lentes) e agora quer praticar umas fotos de estúdio, mas o orçamento já estourou, não desista!

Esse é o softbox que vamos criar com esse artigo
Esse é o softbox que vamos criar com esse artigo

Há diversas formas de improvisar um estúdio em casa, até mesmo com iluminação caseira. Aprenda neste artigo como criar um softbox em casa. Se você já tem um flash, ótimo. É só você adaptar o flash na base do softbox.

Agora, se você ainda não tem um flash seus problemas acabaram! rs Com essa ideia de softbox você pode

Lâmpada de Led
Lâmpada de Led

adaptar usando uma lâmpada dessas de led ou fluorescente e com isso ter um super softbox + iluminação gastando menos que 30 reais. Interessante, hein? 😏

A primeira coisa que você deve fazer é conseguir um espacinho aí na sua casa. Tire os móveis do lugar, arraste armário para lá, sofá para cá, dê um jeito de encontrar uma parede que seja toda branca, sem quadros e nem pinturas. Esta será a parede do seu estúdio improvisado!

Depois você pode voltar tudo para o lugar, mas quem sabe você não gosta tanto que vira um estúdio permanente? No entanto, se a sua casa não tiver paredes brancas, se for tudo decorado, você pode pendurar um lençol branco para ajudar a criar o mesmo efeito. Lembre-se de forrar também o chão com o mesmo tipo de lençol.

Depois, é o momento de construir seu softbox caseiro para usar no seu estúdio improvisado. Atenção aos materiais que você precisará e poderá encontrar na sua própria casa, reutilizando tudo para economizar:

  • Papelão
  • Tesoura
  • Cola
  • 1 lâmpada
  • 1 soquete de lâmpada
  • 1 pedaço de fio elétrico
  • 1 tomada
  • Papel alumínio
  • Fita isolante
  • Cartolina preta (ou outra cor que você preferir)
  • Papel Manteiga ou Vegetal
  • Estilete

Vamos lá!

Passo #1:

A primeira coisa a se fazer é um cortar o papelão em 4 partes iguais, em formato de trapézio, como mostra a imagem abaixo. Você pode utilizar essas medidas ou fazer em qualquer outro tamanho que preferir: A parte de cima com 50 cm, a de baixo com 30 cm e a altura 25 cm

como-criar-um-softbox-em-casa-04

Passo #2:

Em seguida corte um papelão em formato quadrado de 30 x 30cm, cole papel alumínio em um dos lados e faça um pequeno furo no meio, para encaixar a lâmpada depois..

como-criar-um-softbox-em-casa-07

Passo #3:

Agora pegue os 4 pedaços de papelão que você cortou em formato de trapézio e de um lado você vai colar o papel alumínio e do outro a cartolina preta (ou outra cor de sua preferência):

como-criar-um-softbox-em-casa-03

Passo #4:

Agora é hora de montar… Para isso você vai unir todas as partes com fita isolante até ficar nesse formato:

como-criar-um-softbox-em-casa-05

Passo #5:

Agora é hora de fazer a outra parte do seu equipamento. Pegue o pedaço de fio elétrico e desencape uma ponta, para que seja possível vermos os fios de aço de dentro do fio. Desencapados, enrole os fios no soquete de lâmpada. Deixe um certo comprimento de fio para que, quando for utilizar seu equipamento, possa trabalhar com ele em maiores distâncias. A outra ponta deste mesmo fio, você precisa parafusar na tomada. Por fim, coloque a lâmpada no soquete e teste para saber se está funcionando. Deu certo? Então vamos para a última fase do nosso projeto.

— Se preferir peça ajuda de alguém que tenha prática com fios, soquetes e tomadas… 😉

Passo #6:

Nesta fase final, você vai tampar a parte de trás com o papelão quadrado colando cada lado com fita isolante e depois vai encaixar o soquete no meio:

Esse é o softbox que vamos criar com esse artigo

Passo #7:

Agora é só cobrir a parte da frente com papel manteiga, vegetal ou folha de seda e pronto! Um softbox novinho em folha pra você chamar de seu. E o melhor, totalmente feito por você!

como-criar-um-softbox-em-casa-06

 

Pronto, este cubo pode funcionar como um rebatedor de luz para ser usado no seu mais novo estúdio improvisado em casa. Mais economia e criatividade para o seu trabalho. Gostou? Então, mãos à obra!

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma resposta