Como escolher Abertura do Diafragma

Abertura do diafragma – como escolher?

Saber como escolher abertura do diafragma é um dos elementos que compõe o tripé da fotografia, junto com ISO e Velocidade do Obturador. Caso queira saber mais sobre a abertura-do-diafragmavelocidade do obturador, veja esse post aqui.

A abertura do diafragma tem relação com a quantidade de luz que chega até o sensor. Basicamente isso: quanto mais aberto o diafragma, mais luz entra e quanto mais fechado menos luz entra.

E o que isso significa?

Se você está fotografando em situação de pouca luz (luz fraca, ambiente interno…) você vai precisar abrir mais o seu diafragma. Por isso as lentes com grandes aberturas de diafragma (f/1.4, f/1.8, f/2.8…) são as preferidas dos fotógrafos.

Já se você está fotografando em situação de muita luz, você pode usar um diafragma mais fechado, como f/16, f/22.

Se você estiver em dúvida sobre o que estou falando, veja aqui o Guia Completo de Fotografia para Iniciantes.

Bom, mas a abertura do diafragma não é responsável apenas pela quantidade de luz que entra… Ela também afeta outros fatores…

1) Profundidade de Campo

Também conhecido como DOF (do inglês: depth of field) esse, com certeza, é o fator mais visível afetado pela abertura.

Profundidade de Campo

E o que é afinal a Profundidade de Campo? Em linhas gerais, é a profundidade do seu foco, quão amplo é o seu foco. Por isso…

…quando mais aberto seu diafragma, menor a profundidade de campo e…
…quanto mais fechado seu diafragma, maior a profundidade de campo.

Veja na prática como trabalhar a abertura do diafragma:

  • Diafragma aberto em f/2 e profundidade menor => mais áreas desfocadas:

abertura do diafragma

 

  • Diafragma fechado em f/16 e profundidade de campo maior => menos áreas desfocadas.

abertura do diafragma

Ou seja, se você quiser desfocar o fundo da foto, é aqui que você vai mexer. Aliás, nesse vídeo aqui eu explico como desfocar o fundo da foto!

Outro fator ligado a abertura do diafragma é a…

2) Nitidez

Toda lente tem sua “faixa” de maior nitidez, que geralmente é um valor que vai de f/6.3 a f/8 (isso varia muito de lente para lente, mas é geralmente 2 pontos acima da abertura máxima. Na dúvida, faça testes!)

Outra coisa, normalmente a foto começa a perder um pouco de nitidez nas bordas em diafragmas muito fechados como f/22, f/32… Como nesse exemplo:

abertura-do-diafragma-nitidez

Aliás, se quiser saber o que fazer para ter fotos com mais nitidez, confere esse vídeo aqui.

Antes de escrever esse artigo, eu gravei o vídeo abaixo para explicar sobre a Abertura do Diafragma e como isso afeta a profundidade de campo. Esse vídeo faz parte de uma série de mini aulas de fotografia que publiquei lá no canal do youtube:

 

Aliás, caso queira assistir as outras 2 mini aulas que completam essa “mini série” vou deixar os links aqui para vocês:

NOTA: Lembrando que quando mudamos a abertura precisamos compensar com a velocidade… Por exemplo, se você abre o diafragma, é provável que tenha que aumentar a velocidade (deixar o disparo mais rápido) do mesmo modo que se você fecha o diafragma, talvez tenha que diminuir a velocidade (deixar o disparo mais lento).

E para encerrar esse artigo, vale a pena mencionar um outro fator também ligado a abertura do diafragma… Na verdade é um “defeito”, mas que você pode tirar proveito e ainda fazer um efeito legal na sua foto!

É o famoso “starburst”, que não tem uma tradução direta para o português, mas basicamente é fazer com que os pontos de luz fiquem “estrelados”. Isso acontece quando usamos um diafragma mais fechado, olha só:

abertura-do-diafragma-pontos-de-luz-starbusrt

Em algumas situações fazer uso deste recurso pode deixar sua imagem bem interessante… Como por exemplo essa com diafragma fechado em f/16:

Mount Henry Lights by Michelle Foong on 500px.com
Mount Henry Lights by Michelle Foong on 500px.com

E aí? Esse artigo te ajudou a entender melhor a Abertura do Diafragma e o que isso altera na sua foto? Me conta aí nos comentários e também se tiver dúvida, deixa aí a sua pergunta que posso te ajudar ainda mais! =)

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *