Como escolher lentes para câmera fotográfica

Qual lente você precisa? Com este ‘guia de compra’ você vai aprender Como escolher lentes para sua câmera fotográfica.

Apesar das DSLRs serem o sonho de todo fotógrafo iniciante, muitos atravessam anos usando apenas a lente do kit. Não é a toa: escolher a próxima lente pode ser uma tarefa árdua, assustadora e até mesmo desesperadora. Por isso vamos tentar ajudar com nosso guia de sobrevivência ‘pós lente do kit’. Bora lá…

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente do kit
E aí, qual a sua lente do kit? 😛

As lentes são, indiscutivelmente, a parte mais importante do seu “equipamento”: elas podem tanto criar quanto estragar sua foto.

As lentes é que são as responsáveis por projetar a imagem lá no sensor. Por isso muitos fotógrafos preferem fotografar com uma câmera “ok” e uma ótima lente ao invés de ter uma câmera excelente e uma lente “mais ou menos”.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lentes canon
Lentes Canon

Mas, uma coisa é saber a importância de uma boa lente e outra é saber qual lente vai te dar a liberdade criativa para capturar as imagens que você quer… Aí são outros quinhentos… (ou alguns “mils” reais dependendo de qual é a lente! rss)

Começando do início: lentes são tubos de vidro com números e siglas confusas impressas na lateral. E para sua sorte, esse guia vai te ajudar a entender qual lente deve ser usada para conseguir as fotos que você quer, por que algumas lentes podem custar mais que um carro e como escolher algumas pechinchas que podem mudar sua fotografia para sempre.

E a pergunta que não quer calar:

Qual lente devo comprar?

Como escolher lentes para câmera fotográfica - qual lente comprar
Responde essa…

Se você tem apenas a lente do kit, a resposta rápida a essa pergunta é que assim que você tiver a grana disponível, vá em uma loja e compre uma boa lente prime normal ou uma teleobjetiva zoom.

A resposta mais longa a ser considerada é que você deve pensar sobre o tipo de fotografia que você já faz atualmente.

Você tem que entender como as diferentes lentes podem aprimorar seu trabalho fotográfico atual e ainda como elas podem te permitir fazer fotos que você não pode fazer hoje.

Se isso te confundiu ainda mais, continue lendo! 🙂

Como as lentes são nomeadas?

Os números e siglas na lateral das lentes podem soar confusos num primeiro momento mas podem te dizer muitas coisas sobre suas características. Para facilitar as coisas pra você, vamos nos concentrar nos principais pontos:

  • Distância focal: Define o ângulo de visão da lente
  • Abertura: Indica a quantidade de luz que entra na lente
  • Estabilizador de imagem: Algumas lentes incluem um estabilizador para minimizar o tremido do movimento das mãos.
  • Formato: Indica o tipo de sensor compatível com a lente
  • Tipo: Lente zoom, com distância focal variada ou lente fixa
Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente canon 24-70
Lente Canon 24-70mm

Distância focal

O primeiro fator que descreve uma lente é a a sua distância focal: combinada ao tamanho do sensor, define o ângulo de visão coberto pela lente.

A distância focal é expressa em mm e quanto maior o número, maior a capacidade de zoom. Ao passo que quanto menor o número mais aberto é o campo de visão (grande angular).

Só para te dar uma referência, a visão humana consegue ver o equivalente a uma 50mm em uma câmera full frame (veja aqui no GUIA sobre o fator de corte). Um número menor que 50mm proporciona um campo de visão maior do que aquele que você vê naturalmente, enquanto que números maiores significam que seu campo de visão será mais restrito, dando foco a um aspecto menor do campo de visão.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - distância focal
Distância Focal

Se a lente tem uma distância focal que varia entre 2 números (ex: 24-70mm) isso significa que trata-se de uma lente zoom e que você pode fotografar em qualquer distância focal entre 24 e 70mm.

Porém, se tiver apenas um número indicando (ex 50mm) trata-se de uma lente prime, ou fixa. Ou seja, se você quiser aproximar ou afastar quem vai ter que se mexer é você!

Aí tem aquela “polêmica” entre fotógrafos e alguns optam por trabalhar apenas com lentes prime enquanto outros não abrem mão das lentes zoom. Qual é o melhor tipo? Aquela que te atende melhor!

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente prime e lente zoom
Lente Prime Canon 50mm e Lente Zoom Canon 24-70mm

E pra te confundir um pouco mais, sabia que a mesma distância focal pode resultar em diferentes campos de visão de acordo com o tamanho do sensor da câmera? Isso acontece por causa do fator de corte.

As câmeras fullframe tem o sensor no mesmo formato que o filme (na fotografia analógica) de 35mm. Mas algumas câmeras tem sensores menores e o tamanho pode variar entre os fabricantes, mas digamos que a câmera de sensor cropado tem um tamanho menor do que as full frames. Portanto a distância focal pode mudar se você estiver usando uma câmera cropada.

Então no caso das cropadas, para saber a distância focal real você vai precisar fazer uma continha simples…

Por exemplo, tenho uma 7D da Canon e sei que o tamanho do sensor cropado da Canon é 1.62 (veja na imagem abaixo!) então com uma lente 50mm, faço: 50 x 1.62 = 81mm

Lembre-se disso enquanto lê esse guia caso você também tenha uma câmera de sensor cropado.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - sensor full frame e sensor cropado
Diferentes Tamanhos de Sensores

Abertura Máxima

A abertura máxima é mostrada de diferentes formas, seja f/2.8, F2.8 ou 1:2.8. Isso tudo significa a mesma coisa e se refere a abertura máxima que da lente. As lentes com maiores aberturas (e com números menores – só pra confundir) são aquelas capazes de capturar mais luz. São chamadas de lentes claras ou rápidas.

Com grandes aberturas você ainda consegue produzir aquele desfoque bonito… (Já viu ESSE vídeo sobre Como Desfocar o Fundo?) E com isso dar destaque a uma área bem específica da sua imagem. Esse efeito é bem bacana e deixa as imagens muito mais bonitas.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - abertura do diafragma

Lentes zoom tem a máxima abertura variável (na maioria das vezes) o que significa que ela varia dependendo da distância focal. Então, enquanto uma lente 18-200mm (f/3.5-5.6) teria abertura máxima de f/3.5 em 18mm, terá f/5.6 quando estiver nos 200mm de zoom.

Estabilizador de Imagem

O estabilizador de imagem é hoje algo comum de se encontrar nos modelos de lente e câmeras, mas os diversos fabricantes implementam de maneiras diferentes… Eles gostam mesmo de confundir a gente!

É como diz o ditado:

se podemos complicar… pra que simplificar!?

Enfim, alguns fabricantes, como Pentax e Olympus colocaram o estabilizador no corpo da câmera. Enquanto que a Canon, Nikon, Fujifilm, Panasonic e Samsung utilizam sistemas integrados na lente.

Estabilizador de imagem é especialmente útil para teleobjetivas porque quanto mais zoom tem a lente mais sensível ela é ao nosso movimento (as ‘tremidas’).

Como cada fabricante tem um sistema próprio de estabilização de imagem, eles usam nomes diferentes também. Então é legal você saber qual a sigla da sua marca na hora de escolher a lente e claro, prefira as lente COM estabilizador!

  • Canon: Image Stabilization (IS)
  • Fujifilm: Panasonic e Samsung – Optical Image Stabilization (OIS)
  • Nikon: Vibration Reduction (VR)
  • Sony: Optical Steady Shot (OSS)
  • Sigma: Optical Stabilization (OS)
  • Tamron: Vibration Control (VC)

Formato da Lente

É muito importante falar sobre o formato da lente até porque, acredito que você queira que a lente encaixe na sua câmera, certo? Então.. acontece que os fabricantes adoram confundir a nossa cabeça e por isso eles criam modelos de lentes específicas para cada sensor e criam ainda mais siglas para a nossa diversão!

Cada marca tem a sua sigla para os formatos de câmera (fullframe, cropada, mirrorless). Como por exemplo a Canon EF ou EF-S (sendo EF-S somente para cropadas e EF para ambas). Ou como Nikon DX ou FX. Enfim, cada marca tem sua sigla, o importante é você saber qual é o tipo certo para a sua câmera.

Detalhe: cada marca tem um tipo de encaixe. Uma lente Canon, por exemplo, não encaixa em uma câmera Nikon. Mas

Além das marcas conhecidas, existem alguns fabricantes de lentes que podem ser usadas em Canon, Nikon, Sony etc… É só procurar pelo modelo certo. Conheço muitos fotógrafos que utilizam essas marcas como Sigma, Tamron ou Tokina.

Geralmente elas têm preços bem melhores comparadas as marcas originais e tem qualidade muito boa. Neste caso é bom prestar atenção se o modelo é compatível com a marca da sua câmera. Assim você evita qualquer problema na hora de encaixar a lente.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lentes canon profissionais
Opa… Quero uma de cada. Pode embrulhar que tô levando… 😛

Tipos de Lente

As lentes são, geralmente, categorizadas de acordo com a distância focal ou uso específico. Abaixo vamos falar sobre os tipos mais comuns de lente e também suas características e dicas de uso;

Ultra Wide / Olho de Peixe

 

Lentes ultra wide ou olho de peixe têm uma distância focal menor que 24mm (sempre levando em conta o sensor 35mm). Isso significa que elas podem captar uma área bem maior da cena.

Característica da Imagem: Por causa do campo de visão bem aberto, as fotos feitas com grande angular geralmente tem grande profundidade de campo. Essas imagens tendem a ficar com as laterais curvadas, principalmente nas lentes Olho de Peixe. O que pode ser corrigido ou minimizado na pós-produção…

Quando usar: Essas lentes podem ser usadas de variadas formas especialmente em paisagens, arquitetura, interiores… Até mesmo a distorção pode ser usada de forma criativa.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lentes canon
Lente grande angular: 10-22mm

Standard / Normal

A lente do kit da sua câmera DSLR (suspeito que você tenha uma…) ou mirrorless provavelmente veio com um exemplo de lente zoom normal, cobrindo uma distância focal que gira entre 35-70mm. E claro, existem aquelas com aberturas maiores e com qualidade ótica

Como escolher lentes para câmera fotográfica - Lente Canon 50mm
Lente Canon 40mm f/2.8 – Á noite e sem flash… 😀

melhores também.

A 50mm (em uma full-frame) é considerada a lente ‘normal’ pois é similar a visão humana, apensar de que algumas teorias dizem que isso não é tecnicamente correto…

Característica da Imagem: Lentes normais zoom ou prime se encontram entre a grande angular e a tele e está realmente bem próximo ao nosso ângulo de visão (espero que você que está lendo seja humano! hihi). As lentes prime normais geralmente tem aberturas maiores, que geram imagens com profundidade de campo bem curta. Elas também te permitem fotografar em condições de pouca luz.

Quando usar: Como o próprio nome sugere, lente padrão ou normal são muito versáteis e podem ser usadas em praticamente todas as áreas da fotografia: foto de rua, documental, paisagem, retratos…

Teleobjetiva

Teleobjetivas são aquelas lentes com distância focal maiores que 70mm, embora alguns acreditam que a “verdadeira” tele é superior a 135mm. O campo de visão dessa lente é bem menor o que significa que elas são boas para dar foco em detalhes específicos ou objetos distantes. Elas são geralmente maiores e mais pesadas em comparação a outras lentes.

Característica da Imagem: Por terem um ângulo de visão mais estreito, as teleobjetivas trazem assuntos distantes para perto. Por isso elas passam a sensação de “comprimir” o senso de distância na cena: pois elas aproximam objetos e fazem com que eles pareçam estar perto. Uma profundidade de campo curta significa que o assunto pode estar no foco mas o plano de fundo ou primeiro plano estarão bem desfocados.

Quando usar: Além de serem indicadas para fotografar assuntos que você não pode (ou não quer!) se aproximar – como vida selvagem ou esportes – as teleobjetivas também podem ser usadas em retratos e até mesmo em paisagens, pois passa sensação de escala.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - Lente Zoom
Zoom de 300mm – Olha o desfoque no plano de fundo!

Superzoom

Superzoom são lentes super versáteis, as famosas “faz tudo” já que cobrem uma distância focal que vai desde a grande angular a tele. Elas são ótimas em situações onde você não quer (ou não pode) ficar trocando de lente.

Característica da Imagem: Por cobrirem um range tão grande, essas lentes “fazem tudo” não tem a mesma qualidade de imagem de lentes mais “dedicadas” e geralmente elas têm aberturas máximas mais lentas.

Quando usar: Essa lente faz tudo é ideal em situações onde você não pode ou não quer ficar com o tal “troca-troca” de lentes… Imagine que você está viajando e não tem como levar várias lentes e muito menos trocando de lente a toda hora… Ou de repente você vai pra algum lugar que não é muito seguro… Ou Ainda para aqueles momentos em família, onde você não quer perder os melhores momentos…

Macro

Lente macro são bem específicas e tecnicamente lente macro é aquela capaz de reproduzir ratios maiores que 1:1 (aprofundaremos nisso em outro momento!). Porém, o termo é frequentemente usado para se referir a qualquer lente que pode ser usada pra fazer “close-up”. Lentes Macro geralmente têm uma distância focal que varia entre 40-200mm.

Característica da Imagem: Lente macro geralmente produze imagem com muita nitidez, mas em contra partida elas têm distância focal bem curta e é comum ao ver as fotos que você fez daquele inseto, só uma parte da antena saiu no foco… Por isso é importante trabalhar com aberturas mais fechadas.

Quando usar: Como o próprio nome diz… Você vai usar lente macro pra fazer foto macro… Porém, elas também são ótimas para miniaturas, jóias e retratos, graças a excelente nitidez produzida por elas.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente macro
Lente Macro 100mm – f/2.8

Exemplos de Qual Lente Comprar

Abaixo você vai ver algumas situações típicas e que fatores considerar ao tentar encontrar a lente ideal para você. Sim, são muitos fatores pra levar em conta, mas aqui vou destacar algumas lentes que seriam ótimas e o melhor: sem ter que gastar todo seu cofrinho ou poupança.

Quero uma lente para minhas viagens

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente para viagem

Quando você está de férias ou viajando, é bem provável que você não queira ficar carregando aquele peso e aquele monte de lente com você… A não ser que você seja o típico fotógrafo super dedicado, aí tudo bem! O mesmo se aplica para aquele dia que você vai passear com a família (ou amigos) e você não quer passar o dia trocando de lente e carregando sua mochila “levemente” pesada.

Com isso em mente, uma ótima opção pra levar em viagens e que te dá a liberdade de fotografar desde paisagens a retrato, ou ainda dar zoom em objetos distantes seria uma lente Zoom 18-200mm.

Esse é o intervalo de distância focal ideal. Dependendo da marca essa distância focal pode variar… De repente pode ser uma 14-140mm (no caso da Panasonic) e por aí vai… Veja as opções disponíveis da marca da sua câmera e escolha algo entre essa sugestão de 18-200mm e é só comprar as passagens (e me convidar, claro!).

Eu quero uma lente para Fotografia de Rua

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente para fotografia de rua

Fotografia de rua pode ser feita com praticamente qualquer lente! Apesar que talvez você não se sentiria muito bem ao levar uma 300mm f/2.8 pesando 2,4kg! Brincadeiras a parte, uma distância focal entre 35-50mm é ideal para explorar a fotografia de rua.

A não ser que você queira que todos saiam olhando pra sua câmera (o que não é muito esperado em foto de rua), é provável que você queira algo discreto, até porque você não vai querer chamar atenção com a sua câmera enorme e cara… O ideal (ideal, não obrigatório) é preferir lentes com maiores aberturas, que permitem fotografar em situações de pouca luz. Isso significa algo como a Canon 50mm f/1.8 ou mesmo a f/1.4. Ou ainda a Fuji XF 23mm f/1.4. A Sigma 35mm f/1.4 também está sendo bem usada e elogiada por diversos fotógrafos de rua.

Quero uma lente para fotografar meus filhos brincando

Conheço muita gente que comprou uma câmera DSLR ou mesmo uma Mirrorless quando tiveram filhos. Aí, assim que as crianças Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente para fotografar os filhoscomeçam a andar, a lente do kit sofre na sua mão e não consegue acompanhar a correria da molecada…

O ideal é ter uma lente com um pouco mais de zoom, mas sem aquele peso de uma lente profissional. Uma lente zoom vai te permitir acompanhar o assunto mesmo que ele esteja se movendo (graças ao bom e velho zoom!). Se você precisa de um pouco mais de alcance, lentes como a 55-250mm f/4-5.6 ou mesmo a 70-300mm f/3.5-5.6 podem ser uma boa pedida! Agora, se você quer um pouco mais de velocidade e tá com tempo ($$) de investir um pouco mais, vá de 70-200mm f/4.

 

Quero fotografar paisagem

As lentes do kit que acompanham a maioria das câmeras são muito boas como grande angular. Agora, caso elas não sejam wide o bastante para capturar algumas paisagens, e nem sempre é possível ir “um pouco pra trás”, talvez você esteja precisando de uma lente nova.

Distância focal é peça chave aqui e se você quer fotografar paisagem, vai precisar de uma lente ultra wide. Você pode optar por uma prime ou zoom, mas a maioria das pessoas acabam preferindo uma lente zoom, pela flexibilidade que ela proporciona. Por exemplo a 10-24mm da Nikon, 10-22 da Canon… Ou ainda a 8-15mm, Olho de Peixe.

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lente para fotografia paisagem
10mm de horizonte! 😀

Quero uma lente que me faça melhorar como fotógrafo

Depois de um tempo você pode achar que já “passou da fase da lente do kit”. Você de repente começa a sentir que a lente está

Como escolher lentes para câmera fotográfica - lentes para iniciante
hummm

“sufocando” sua criatividade e te impedindo de fazer as fotos que você quer.

Essa é a hora ideal para comprar uma lente prime rápida e a boa notícia é que você não precisa gastar fortunas com isso! A boa e velha cinquentinha f/1.8 (tem da Canon, Nikon, Sony…) vai te permitir fotografar por aí com profundidade de campo bem curta e ainda fotografar em situações onde você precisaria de um flash. Por ser prime (ou fixa) significa que se você quiser dar zoom, vai ter que se mexer!

Isso é ótimo porque te permite pensar mais sobre o clique e consequentemente explorar mais a sua criatividade.

Resumindo…

Como vimos, as diferentes lentes permitem liberdade criativa aos fotógrafos para fazer o tipo de foto que quiserem. Não é exagero dizer que as lentes são tão ou mais importantes do que a câmera que você está usando.

Por isso ao invés de querer gastar todo seu dinheiro numa câmera, pense bem! Prefira investir mais nas lentes!

É importante lembrar também que as lentes duram mais que a sua câmera. As câmeras digitais têm um tempo de vida. O sensor delas é feito para dar um número X de cliques. Ao passo que as lentes você pode usar a vida toda.

E trocar de lente não tem que significar gastar fortunas… Existem lentes prime (50mm f/1.8) que tem preço muito bom e que podem significar uma melhora incrível nas suas fotos!

Existem ainda muitas lentes usadas em ótimo estado e você pode comprar gastando bem menos…

Além disso, existem os terceiros – como Sigma, Tamron, Tokina – que fabricam lentes para outros fabricantes com preços bem interessantes…

Espero que esse artigo não tenha te motivado a sair comprando um monte de lente, até porque não era essa a ideia. Se você não tem certeza se precisa de uma lente nova, então provavelmente você não precisa.

Ao invés disso, espero que esse artigo tenha te ajudado a entender O QUE olhar quando você sentir que a sua lente está te bloqueando de ser o fotógrafo que você quer ser.

Agora, caso você queira falar mais sobre isso, entre para nossa lista VIP e receba conteúdo exclusivo direto no seu email. Para fazer parte da nossa lista VIP é só se inscrever logo abaixo:

Comente com o Facebook

comentários

7 Comentários


  1. o 2o parágrafo do texto FORMATO DA LENTE, contém um erro: ‘Como por exemplo a Canon EF ou EF-S (sendo EF somente para cropadas e EF-S para ambas).’ O correto é: EF-S somente para cropadas e EF para ambas.

    Parabéns pelo artigo!

    Responder

    1. Opa, o comentário do Alex, me fez corrigir também o meu. No caso, minha lente do kit é só pra minha T5 e a 75-300 serve para a full frame também. Menos mal. Valeu.

      Responder

  2. Oi, Chris, mais um artigo valioso. Hoje que descobri que minha lente do kit 18-55 serve também numa full frame, mas em compensação a minha 75-300 só vai servir na minha T5 mesmo. Por falar em full frame, qual a Canon mais em conta que você conhece? E também tenho dificuldade em achar lojas especializadas (e com bom preço também) na região de Campinas (SP). Você sabe me indicar?
    Muito obrigado pela atenção.

    Responder

    1. Luiz, a Canon 6D continua sendo a opção de fullframe mais em conta. Só que corro pra Sampa quando preciso comprar algo, porque em Campinas não conheço um lugar legal e com preço bom para comprar nossos “brinquedos”… Muita coisa (como acessórios) compro mesmo é pela internet. Obrigada pela visita e por participar da conversa! 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *