Fotografar Por Que?

Hey, Fotógrafo(a), Você Já Se Perguntou “Por que” Hoje? 

Você decidiu fotografar por que?

Sabe aqueles momentos em que estamos sozinhos e começamos a divagar sobre a vida, a fotografia, a existência, a via láctea, se a tostines vende mais porque é fresquinha ou é fresquinha porque vende mais? Pois é…

Vamos ver por que é importante saber o porquê! Pega um café e vem comigo…

Por que??

No início da sua jornada pela fotografia (e com ‘início’ estou me referindo aos seus primeiros 4 ou 5 anos) você provavelmente vai se perguntar “Por Que” muitas vezes.

E isso é ótimo!

Saber “o porquê” que você faz o que faz pode te ajudar de muitas formas. Eu compartilhei aqui 5 lições que aprendi procurando o meu porquê.

Além de te dar mais segurança, saber o que te motiva (o tal do porquê) pode te ajudar horrores em outras áreas como marketing e até mesmo vendas.

Aliás, tem uma palestra do Simon Sinek, no TED Talks onde ele fala exatamente sobre isso.  A palestra é baseada no livro dele: “Por que? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”. Aliás, fica aqui como sugestão de leitura. Assista a palestra e tenho certeza de que vai querer o livro. Depois de ler esse livro passei a encarar as coisas que faço com outros olhos. Aliás, tudo passa a ter mais sentido quando você sabe ‘o porquê’ está fazendo.

Aqui ao lado está o link para o livro, caso queira e abaixo vou deixar o vídeo com a palestra dele e recomendo muito que você assista agora mesmo. As palestras do TED são rápidas… 20 minutos e você vai estar muito melhor do que está agora:

Ok… Acho que agora deu pra entender a importância de saber o seu porquê.

Voltando um pouco, eu comentei acima que saber o porquê pode te ajudar de muitas formas, inclusive em questões de marketing e vendas.

Pode ser que você conheça ou não, mas existe um preceito do marketing chamado “Proposta Única de Vendas” (PUV), que na verdade vem do inglês “Unique Selling Proposition” que sugere que um negócio deve proporcionar um benefício exclusivo a seus clientes, para obter vendas.

Sim, esse é um assunto meio longo e a gente vai se aprofundar nele em outros posts, mas por agora concentre-se nisso:

O primeiro passo para descobrir sua PUV é descobrir o seu “porquê”.

Então hoje vou deixar algumas dicas simples e bem eficazes para te ajudar a pensar melhor sobre isso.

Passo #1:

Responda a pergunta abaixo. Você pode passar batido, achar bobeira OU você pode parar e pensar. Preste atenção em COMO você toma suas decisões.

Passo #2:

Exatamente agora, no espaço de comentários abaixo, explique por que. Por que você fotografa? Por que você fotografa tal tipo de coisa? Por que?

[IMPORTANTE] Não pule esse passo. Você precisa ser capaz de verbalizar o que é que você ama sobre esse tipo de fotografia.

Se você for muito tímido pra comentar, escreva apenas pra você mesmo. Mas separe um tempo, vá fundo e se pergunte o que é que você ama tanto sobre esse tipo de fotografia.

POR QUE?

Saber o porquê você faz o que faz te ajuda a criar um marketing mais honesto, atraente e que faça sentido pra você. E é bem provável que o tipo de fotografia que você faria pra sempre é o tipo que você é mais apaixonado em fazer.

E a paixão é a força que move grandes negócios de sucesso.

Então agora comente abaixo, explicando “Por que” você faria esse ou aquele tipo de fotografia.

E claro, escreva para si mesmo também. Você vai precisar dessas informações quando nos aprofundarmos na PUV e em outros conceitos de marketing.

E pra te ajudar nessa vou deixar o nosso porquê (sim, eu sei que pensar nisso é meio difícil ou até meio chato… Só que faz TODA a diferença).

Nosso porquê: Tanto eu como o Elton escolhemos a fotografia de natureza, porque sempre adoramos estar em meio a natureza. Adoramos trilhas, cachoeiras, montanhas, praias, paisagens, aves, bichos, insetos e sempre quisemos registrar isso tudo. A fotografia permite que a gente guarde esses lugares e momentos pra sempre! 🙂

Para quem encara a fotografia apenas como Hobby: Suas decisões não necessariamente estarão relacionadas a marketing e vendas (pelo menos não ainda. Quem sabe… vai que você decide levar adiante sua paixão e começar seu negócio de fotografia!), mas, provavelmente suas escolhas te mostrarão o tipo de fotografia que você mais vai se destacar.

É preciso MUITA paixão para fazer um trabalho fotográfico excelente.

Agora é com você! Comenta aqui abaixo contando seu porquê:

E depois siga AQUI para a continuação deste artigo.

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *