Fotografia com Celular – Guia Definitivo – Parte 2

Fotografia com Celular: Apps de Edição

Dando sequência a essa série sobre Fotografia com Celular, vamos para a parte 2 dessa história para ver sobre Como Editar Fotos no Celular. Oba!

E mais: sugestões de backup nas nuvens pra você ter bastante espaço pra guardar suas fotos.

Backup sempre! =)

Na primeira parte (que você pode ver AQUI) falamos sobre esses 7 elementos:

  • Luz
  • Linhas
  • Espaço Negativo
  • Molduras
  • Cores
  • Reflexos e Sombras
  • Velocidade de Disparo

Como a qualidade técnica do celular não é a mesma do que uma DSLR precisamos resgatar os princípios básicos da fotografia para fazer fotos interessantes e que se destacam das demais.

Então agora que você já viu como fazer fotos legais com seu celular, vamos ver como EDITAR as suas fotos… Vamos ver opções legais de Apps para editar fotos no celular. E claro independente de que marca ou modelo você tem, sem problema pois aqui vamos falar como editar fotos no android e como editar fotos no iphone também!

Existem vários aplicativos para edição de foto, mas vou falar aqui sobre os que EU uso e recomendo. A grande maioria é gratuita mas alguns podem custar entre 2 ou 3 reais…

E se de repente você não tiver a fim de editar suas fotos do celular, beleza… Você pode postar e usar a famosa réchitégui #nofilter (ou não! A escolha é só sua! hehe).

Já já eu falo quais aplicativos eu gosto mais, porém antes, acho legal eu mostrar pra vocês quais ELEMENTOS eu me concentro na hora de editar.

É bom lembrar disso quando for editar suas fotos e seja qual for o App que você usar, busque por regular esses pontos abaixo:

  • Brilho
  • Contraste
  • Balanço de branco
  • Saturação
  • Vibração
  • Sombras
  • Realces
  • Nitidez
  • Crop
  • Alinhamento (deixar reto)
  • Vinheta
  • Blur – ou tilt-shift
  • Bordas (eu não curto muito, mas tem quem goste!)
  • Colagens
  • Montagens
  • Filtros prontos (ou presets!)

Agora sabendo o que você deve mexer, vamos aos aplicativos!

Fotografia com Celular - PS Express
PHOTOSHOP EXPRESS
Sim! Photoshop para celular e o melhor: GRATUITO. Tem para iOS, Android e Windows Phone.

Super simples de usar e ótimo pra editar suas fotos! Nele você consegue ter controle sobre todos os pontos que citei acima. Ele tem várias opções de filtros, tipo preset, porém eu não curto tanto os filtros dele, então geralmente eu não uso nenhum, mas muitas vezes eu faço a edição inicial nele e finalizo no próprio Instagram. Depende muito de cada foto…

Esse é um exemplo de foto que editei no PS Express. Fiz 2 versões, colorida e PB e fiquei tão na dúvida que acabei postando as duas versões no Instagram! Aliás, se quiser deixar seu comentário lá me dizendo qual versão você gostou mais, vou adorar saber!

Fotografia com Celular - Camera +
CAMERA + [Para iPhone]
Esse aplicativo é excelente! Além de editar ele também é um aplicativo de câmera e com isso podemos ter mais alguns controles criativos disponíveis… Fácil de usar e com muitas possibilidades de edição, dá só uma espiada nele:

Se você tem Android, recomendo o Open Camera.

Fotografia com Celular - Over App

OVER [Para iPhone]

Com o Over você consegue inserir texto nas suas fotos! Isso é bem legal pois você pode inserir por exemplo, assinatura nas suas fotos. Ou mesmo se você curte design (como eu!) pode criar imagens bem legais a partir das suas fotos: tipo inserir frases com letras bonitas. Eu acho esse App uma graça! Own… hehehe

Fotografia com Celular - Over App - Exemplo
Aqui um exemplo do que é possível criar no Over! <3

Fotografia com Celular - Quick App

QUICK [Over para Android]

Essa é uma versão Androidiana do Over. Não é igual mas é o mais parecido que encontrei e atende a mesma necessidade: colocar texto nas suas fotos e criar imagens bonitinhas e fofinhas com frases de motivação pra enviar para grupos do WhatsApp. Brincadeira… Mas dá pra fazer isso também se você quiser! hehehe

Fotografia com Celular - Darkroom app

DARKROOM [Para iPhone]

Descobri esse App há pouco tempo e adorei! A começar pelo nome… Não sei se todos sabem, mas no tempo do filme, a revelação era feita no DarkRoom – quarto escuro – e esse App tem filtros de tipos diferentes de filmes analógicos! Hora ou outra uso ele pra editar algumas fotos e gosto bastante dos filtros.

Essa foto mesmo editei no Darkroom. Tem vários perfis de filmes gratuitos e vários outros pagos que você pode comprar e ir aos poucos incrementando seu aplicativo.

Além de ter esses presets de filmes analógicos, ele te permite fazer outros ajustes como contraste, brilho, sombra, saturação, temperatura, matiz, vinheta e muito mais…

Olha só que simples pra usar:

FOTOR

Eu conhecia o Fotor desde quando ele era um editor online apenas… De repente fiquei sabendo que era App também. Tem para todas as plataformas e é bem legal! Nele você faz edição, coloca filtros, faz colagens, montagens, compartilha, adiciona texto…

Ele é gratuito mas tem opções pagas lá dentro. E além disso ele é um App de câmera também, ou seja, você pode usar o Fotor tanto pra fotografar como para editar. Ele é bem completo e tem recursos de edição bem legais. Realmente gosto bastante dele. Dá uma olhada em como é editar uma foto lá:

Tem um recurso que gosto bastante no Fotor: ele tem a opção de regular o “Foco”, mas na verdade você regula o DOF (depth of field ou profundidade de campo). Ou seja, ele simula o efeito do diafragma aberto, que faz aquele desfoque e deixa só o seu assunto principal no foco. Aí nesse vídeo mostrei como fazer isso.

E claro, além de todos os zilhões de Apps de edição que você pode usar no seu celular, ainda existe a opção de editar suas fotos no computador!

Sim, se você quiser é só importar suas fotos pra lá e fazer a edição no Lightroom, Photoshop ou qualquer outro que você já usa.

Vou falar por mim: eu geralmente edito minhas fotos feitas com celular ali mesmo… Dificilmente eu passo pro PC pra fazer a edição…

Mas essa é a forma que eu faço e prefiro. Veja o que você prefere e manda bala!

Aqui um exemplo de foto que fiz o contrário… Essa foto eu não fiz com o celular, fiz com a minha DSLR. Massss eu fiz a edição toda no celular! Aqui foi uma combinação de ajustes que comecei no Photoshop Express e finalizei no próprio Instagram! =)

Ou seja, além de usar os Apps de edição para editar as fotos que você fez com o celular, dá pra editar também as fotos que você fez com a sua câmera… É só salvar no seu celular e escolher onde editar.

ONDE GUARDAR TUDO ISSO?

Fotografia com Celular - Dropbox

DROPBOX

Ao criar a conta no Dropbox você ganha 2GB de espaço para armazenar suas fotos. Massss, se você usar esse link AQUI para criar sua conta, ganha 500MB a mais! Já dá uma ajuda… Com ele você também pode fazer um backup semanal da sua galeria do celular.

Fotografia com Celular - iCloud

iCLOUD

Para quem tem iphone tem a opção do iCloud. Ele também tem um espaço mínimo e depois você pode comprar mais espaço conforme necessário… O legal do iCloud é que ele faz um backup frequente das suas fotos (e outros arquivos também). Ele guarda as imagens e vídeos e deixa uma versão mais leve para liberar espaço nos seus dispositivos. E como ele faz backups frequentemente você não corre o risco de perder suas fotos do celular.

Fotografia com Celular - Google Drive
GOOGLE DRIVE

O Google Drive é a opção que mais oferece espaço gratuito. Nele você já começa com 15GB de espaço pra armazenar o que você quiser… Nesse caso é legal você colocar um lembrete pra fazer um backup semanal. Assim garante que todas as suas fotos vão ficar guardadinhas e protegidas.

O legal de backup nas nuvens é que você pode acessar pelo próprio celular ou de qualquer outro dispositivo, precisando apenas de uma conexão com a internet (de preferência wi-fi pra não detonar com seu plano de dados! :P). Mas é claro que ele não substitui o bom e velho backup em disco. Então na dúvida, faça os dois:

Tenha suas fotos nas nuvens, pra acessar sempre que quiser, mas de tempos em tempos, guarde em um HD também.

Não tem nada pior do que perder fotos… Ninguém gosta, muito menos nós fotógrafos! Né? Me pergunta como eu sei disso… Pois é, já perdi todas as fotos do meu celular uma vez simplesmente porque não tinha feito nenhum tipo de backup! Nem nas nuvens…

Aí não adianta chorar… Já era mesmo.

Essa foto mesmo… Seu eu tivesse perdido não tenho ideia de quando voltarei nesse lugar e na verdade nem sei se passarei por aí novamente. Ou seja, backup JÁ! Não tem nada pior do que perder as fotos de um lugar legal que você foi.

E aí, você já usa algum desses aplicativos pra editar suas fotos no celular? Prefere algum outro que não falei aqui? Conta pra gente aqui nos comentários que vou gostar muito de saber como você faz e se as dicas foram úteis.

E lembrando que em breve teremos o 3º artigo para fechar essa série sobre Fotografia com Celular.

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *