Fotografia com Celular – Guia Definitivo – Part 1

Fotografia com Celular – O Guia Definitivo

Uma coisa é fato: a cada dia mais e mais pessoas estão usando seus celulares para fotografar. Vou confessar que até pouco tempo atrás eu não dava a mínima pra fotografia com celular, só que hoje eu já perdi a conta de quantas fotos fiz com ele.

Esse artigo inicia uma série que vamos fazer sobre Fotografia com Celular. Nessa série vamos ver sobre:

  • Como você pode fazer fotos legais com o seu celular
  • Quais aplicativos usar para editar as fotos
  • Onde compartilhar e até
  • Como imprimir suas fotos!

Sim, imprimir fotos do celular! Tem fotógrafo que já fez até exposição fotográfica e livro só com fotos feitas por um iphone! (Vide Cartie Bressão) Pois é, pois é, pois é…

Fotografia com Celular - O Guia Definitivo

Bom, então pegue seu celular e um bom café e vamos juntos mergulhar neste super guia prático!

Acho que nem preciso dizer aqui PORQUE você deve fotografar MAIS com o celular né…

Bom, mas mesmo assim eu digo algumas razões:

  1. Por que você está com ele o tempo todo
  2. Por que nem sempre você está com a sua câmera (maior e mais pesada) na mão
  3. Por que as câmeras dos celulares estão cada vez melhores

E tem mais… Mas acho que deu pra entender a ideia! 😛

É claro que não se pode comparar a qualidade técnica das fotos feitas com um celular com as de uma DSLR ou mesmo as “powershot” da vida.

Tá, aí você pode pensar:

Chris, o sensor é beeeem menor, quantidade de megapixel também, não é possível ter todo o controle manual das DSLRs, e nem a mesma liberdade de edição nos Apps… (Veja AQUI os melhores Apps pra você editar suas fotos no celular!)

Então qual a vantagem?

O ponto chave aqui é que, quando você não pode contar com a técnica você precisa voltar para o básico da fotografia: Composição!

Você precisa pensar mais sobre a luz, cores, linhas, onde se posicionar ou onde posicionar o assunto da sua foto.

E ser forçado a se concentrar nesses pontos básicos, pode trazer uma melhora GIGANTESCA nas suas fotos!

O legal de fotografar mais com o celular é que a gente acaba guardando mais memórias! Aquelas horas em que a câmera não tá por perto… Ou aqueles momentos do dia a dia, mas que acabam rendendo boas recordações…

Aqueles momentos que seriam facilmente esquecidos… Mas que com o celular na mão, você tem o poder de guardar pra sempre.

Confesso que eu redescobri a fotografia com o celular no último ano. Eu não dava a mínima pra fotos com celular…

Foi em uma de nossas viagens que eu realmente descobri o poder do celular: eu não precisava ficar carregando uma mochila pesada, era fácil registrar, leve, discreto e cabia no bolso!

E detalhe, eu já podia editar e compartilhar na mesma hora.

Ok… Aí você pode estar pensando:

Beleza Chris, mas qual celular tem a melhor câmera? Qual celular é o melhor pra fotografar?

Minha resposta para todas essas dúvidas: Qualquer um que você tiver!

Todas as marcas hoje em dia tem boas câmeras e permite fazer tudo o que vamos ver aqui nesta série de artigos. Eu sempre falo para meus alunos não se prenderem a equipamento e aqui eu reforço o mesmo.

Pouco importa o modelo do celular: todos vão te permitir fazer fotos beeeem legais! É só saber como. Então continua aqui.

Separe um tempo pra observar o Instagram e você vai ver que os fotógrafos mais “pop”, com mais seguidores e curtidas tem algo em comum, não importa o estilo fotográfico deles: uma boa composição!

Sabe o que é composição? Já publicamos aqui uma série de artigos sobre Composição (AQUI você pode ver o primeiro, AQUI você vê o segundo e AQUI o terceiro). Mas relembrando:

Composição nada mais é que saber organizar os elementos de forma harmoniosa. E claro, existem várias formas de fazer isso, seja com o uso criativo da luz, formas, linhas, cores, texturas…

A composição impacta não apenas o visual da sua foto, mas também a forma com que o observador pensa ou sente em relação a ela.

Vamos ver quais são os pontos principais que você deve prestar atenção quando fotografar com celular (vale também se for com câmera grande e pesada – ou leve! hehe):

LUZ

A luz tem um grande impacto no visual das suas fotos. A luz de um por do sol dourado ou um “solão” do meio dia podem mudar totalmente a aparência e a sensação transmitida pela foto.

A luz pode ainda ajudar a direcionar o olhar.

Além disso a luz pode também afetar as cores na sua foto (o tal do balanço de branco). As vezes a luz muda totalmente a cor de um elemento na sua foto… E claro, algumas vezes esse efeito pode ser bem interessante, mas outras nem tanto…

Agora tenha em mente os efeitos diferentes que a luz pode provocar na sua foto. Brinque com isso!

LINHAS

Linhas são elementos super poderosos! Nossos olhos ADORAM linhas. Não importa se ela é grossa, fina, reta ou curva, nossos olhos são atraídos a percorrer as linhas.

Nossos olhos estão sempre buscando a ordem da cena. É inconsciente.

Então, aproveite-se das linhas para guiar o olhar das pessoas!

Tem todo tipo de linha por aí e elas provocam sensações diferentes:

  • Linhas horizontais e verticais tendem a passar uma sensação mais estática.
  • As linhas diagonais passam uma sensação de mais dinamismo.
  • Já as linhas onduladas ou curvas são tanto dinâmicas como mais suaves.

Portanto, se você quiser criar uma sensação específica, use e abuse das linhas para ajudar a provocar tal sensação…

ESPAÇO

Quando você cerca o assunto principal com um espaço vazio ( o chamado Espaço Negativo) isso simplifica a foto e automaticamente direciona o olhar do espectador: a foto passa a ter menos elementos para distrair a atenção. Por isso, seu assunto principal literalmente SALTA aos olhos.

Geralmente o céu pode servir de um ótimo espaço negativo, mas não se limite… Olhe por aí e busque por outros espaços simples e neutros, que não vão distrair a atenção do espectador: pode ser uma parede ou mesmo algum elemento da natureza. É só tomar cuidado pra não ter nada muito grande chamando mais atenção.

 

E claro… em alguns momentos pode ser que você não queira nenhum espaço negativo. Nadica de nada. Tudo bem! Uma foto cheia de elementos também pode ser bem interessante.

MOLDURAS

Assim como o espaço negativo ou as linhas, as molduras ajudam a direcionar o olhar no seu assunto principal.

E como sempre, nossos olhos adoram encontrar ordem! Por isso usar e abusar dessas “manhas” pode fazer uma diferença tremenda nas suas fotos!

E no caso das molduras, elas podem ainda proporcionar efeitos visuais bem legais! Seja criativo com as molduras: busque em árvores, arquitetura, grades, objetos… Até mesmo suas mãos podem servir de moldura (e ninguém vai imaginar!) [não conta essa pra ninguém! :P]

CORES

Cor pode ter uma papel bem importante nas suas fotos.

Pensa bem: a cor pode mudar totalmente o tom da sua cena. Por exemplo: uma foto com cores vibrantes passa uma sensação bem diferente do que uma foto com tons mais pastéis, ou mais neutros… E passa ainda outra sensação se você converter para preto e branco.

A cor pode também atrair a atenção do espectador: uma cor que se destaca das demais na sua cena, com certeza vai se destacar e atrair a atenção de quem vê sua foto.

A partir de agora preste mais atenção nas cores quando for compor suas fotos. E faça essas perguntas:

  • As cores estão em harmonia ou estão em conflito com o que eu quero passar na imagem?
  • Elas estão atraindo a atenção no assunto principal ou estão distraindo dele?

Se as cores não estiverem ajudando e você não pretende transformar em PB, então talvez seja melhor recompor sua foto…

REFLEXOS E SOMBRAS

Reflexos e sombras são excelentes pra você explorar nas suas fotos!

A própria sombra (ou reflexo) pode ser o elemento principal da sua foto. Ou ainda: podem criar outros elementos na sua imagem, como linhas ou molduras. E mais uma vez eu falo, esses elementos podem ajudar a direcionar o olhar da pessoa que está vendo sua foto. Experimente!

VELOCIDADE DE DISPARO

EM algumas situações o seu celular vai reduzir a velocidade do disparo (principalmente em situações de pouca luz). E isso significa que qualquer coisa que estiver se movendo na cena, vai sair borrado na foto.

Masssssssss…. Tire proveito disso!

Tente criar – PROPOSITALMENTE – fotos que resultem em elementos borrados. Isso cria uma sensação de movimento, de dinamismo na sua foto. E em alguns casos pode dar um efeito bem legal, mais abstrato nas suas fotos.


Ainda tem mais pra falar sobre fotografia com celular. Esse é o primeiro artigo de uma série que faremos para ir mais a fundo e detonar nas fotos com o fone esperto (ou smartphone… :P). A parte 2 já saiu AQUI e você pode ver os melhores Apps para editar fotos no celular e também onde guardar esse monte de foto!

E aí, você fotografa bastante com o celular? O que achou das dicas? Conta aí pra gente nos comentários!

Tem instagram? Me segue lá @chrisdornellas ou o blog @clicandoeandando

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *