Plante uma Árvore com o Clicando e Andando

Se você está por aqui eu ACHO que você curte fotografar… E também ACHO que você curte natureza, curte fotografar umas paisagens legais, lugares que você viaja entre outras coisas…

Pois é, nós aqui amamos tudo isso e recentemente ficamos sabendo de um projeto muito bacana, chamado Plante uma Árvore, que pretende reflorestar a região da Serra do Gandarela, em Minas Gerais.

Que tal ajudar no reflorestamento dessa região cheia de riquezas naturais e de enorme importância para nossa querida Minas Gerais?

plante-uma-árvore-serra-da-gandarela - o eco - 01
Vista da Serra do Gandarelo – Foto @oeco.org.br

Claro que a gente aqui não poderia ficar de fora dessa campanha maravilhosa! Vem com a gente nessa?

“Cada publicação sobre a campanha equivale uma árvore nativa plantada na Serra do Gandarela”. Com isso, Clicando e Andando terá uma árvore plantada em seu nome, no próximo plantio.

 Desde 2013, cerca de 600 árvores nativas foram plantadas na Serra do Gandarela, em nome de blogueiros e empresas que divulgaram a campanha.

Plante Uma Árvore é uma parceria entre a floricultura em belo horizonte  Ikebana Flores e o Coletivo Cirandar.

Aqui na página da Ikebana Flores é possível acompanhar as fases dos plantios e ficar por dentro das novidades. Olha só que legal a galera com a mão na massa, fazendo acontecer:

plante-uma-árvore-serra-da-gandarela - ikebana flores

26 de novembro de 2016, em Rio Acima – MG foi realizado o último plantio, as bordas da cachoeira do Mingu, uma área de 200 M² que se integra ao Gandarela. A ação incluiu 18 voluntários que plantaram 150 mudas nativas do cerrado, de 15 a 60 cm, entre elas:

Mogno, Jacarandá, Peroba, Jequitibá, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, entre outras árvores, plantadas no bioma do cerrado, espaçadas do leito das nascentes, para não danificarem o bioma desta Serra.

 

plante-uma-árvore-serra-da-gandarela - Parque gandarela
Mapeamento do Plantio

A Serra do Gandarela

Analisada como um patrimônio natural, Gandarela está em risco por causa do monopólio da mineração. Nesta Serra, importantes bacias hidrográficas estão fixadas no Estado de Minas Gerais: Rio São Francisco, Rio Piracicaba e o Alto Rio das Velhas.

Além disso, ela é avaliada como o segundo maior bioma de Mata Atlântica de Minas Gerais e o maior quadrilátero ferrífero do Brasil.

A 40 km de Belo Horizonte – MG, em meio a Serra do Caraça e a Serra do Piedade, está estabelecida a Serra do Gandarela. Não podemos aceitar que tudo isso acabe devido à ganância da mineração!

Aqui nesse vídeo é possível conhecer um pouco melhor essa região maravilhosa, que agora queremos muito visitar, fotografar e ajudar ainda mais essa causa!

Durante a campanha, a floricultura estará distribuindo gratuitamente mudas típicas do cerrado (ipê branco, ipê amarelo, sucupira, entre outras.) a quem se interessar. Para pegar uma muda, basta comparecer de segunda-feira a sexta-feira, de 10h00 as 19h00, na Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi – Belo Horizonte-MG. O telefone é (31) 3227-4802.

Quer ajudar? Veja mais sobre o projeto aqui: https://www.ikebanaflores.com.br/plante-uma-arvore

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *