O Poder da Composição

Muito se fala sobre equipamento, velocidade, abertura, filtros e tripés mas o essencial em uma boa fotografia fica por conta da composição. O objetivo aqui é falar sobre o poder da composição e para isso vamos ver sobre o que é a composição, sua relação com a fotografia, para que ela serve e no final deixo um simples exercício como preparação para os próximos artigos da série ‘composição’.

poder da composição
Foto por Frans Lanting (African Elephants at Twilight)
1 – A composição e seu significado:

O termo “composição” se aplica não só a fotografia mas a praticamente todo tipo de arte: música, literatura, artes visuais em geral, dança… Basicamente a composição descreve a disposição dos elementos e objetos em uma obra. Ou seja, é um aspecto fundamental de uma boa obra de arte.

A composição ideal é aquela que agrupa apenas os detalhes certos: com isso quero dizer que se uma composição inclui menos que o necessário, não há elementos suficientes para a correta interpretação. Mas por outro lado, incluir elementos demais também não é bom pois pode nos distrair do assunto principal. A boa composição requer equilíbrio. Ou seja, certifique-se de que todos os elementos presentes são realmente necessários para transmitir sua ideia.

2 – Na fotografia
poder da composição
Foto por Steve McCurry

Falando em fotografia, a composição é a forma como organizamos os elementos em nossa imagem de modo que ela transmita o que estamos contando. Organizar elementos aqui no nosso caso significa mover o assunto ou objeto, como por exemplo ao fazer um retrato ou um still podemos movimentar a pessoa fotografada ou qualquer objeto que compõe a cena. Já no fotojornalismo ou na natureza é preciso antecipação pois não é possível mover o assunto (só a nós mesmos!). Nesse caso é preciso se posicionar corretamente e esperar pelo momento certo de fazer o clique.

É através da composição que guiamos o olhar do espectador pelos elementos principais de nossa imagem. Com isso, podemos transformar objetos ordinários em uma bela composição. Como também é possível estragar completamente uma imagem se a composição estiver mal feita. Ou seja, a beleza na fotografia não tem a ver com o assunto fotografado e sim na forma como ele foi organizado e como conduz nosso olhar.

Por isso é tão importante pensarmos na composição no momento do clique ao invés de fazer a foto sem pensar para só depois “arrumar” na edição. Claro que conseguimos recompor a fotografia na edição. Mas o ponto-chave aqui é pensar antes: faça a foto sabendo o que quer mostrar/contar/valorizar.

poder da composição
Foto por Nick Brandt
poder da composição
Foto por Steve McCurry (Eloquence of the Eye)

A distância focal, abertura e o ângulo da câmera em relação ao objeto afeta profundamente a composição. Por exemplo, um diafragma bem aberto vai desfocar bastante o fundo dando ênfase no assunto principal, guiando facilmente o olhar do espectador ao objeto de atenção. Já com uma abertura menor, mais objetos ficam no foco, que também podem ser utilizados para guiar o olhar até o seu ponto de maior interesse.

poder da composição
Foto por Ansel Adams (The Tetons and the Snake River)

Compor uma imagem é algo que se torna natural com o tempo. Com a prática você nem precisa pensar em cada elemento que vai formar sua imagem, chega a ser algo inconsciente. Essa é a magia da prática constante: seus dedos escolhem a configuração correta e seus olhos encontram a composição harmoniosa. E com isso você identifica uma composição pobre facilmente, pois algo “errado” passa a ficar visível a você. Quanto maior a sua experiência, melhores escolhas vai fazer. O mais indicado para se desenvolver na fotografia é não apressar esse aprendizado e não confiar apenas no seu ‘feeling’, mas aprender novas formas de compor sua imagem. Não que você não deva confiar no “seu taco” (claro que você deve! rs). Mas esteja aberto para experimentar, teste! Faça algumas imagens e analise-as durante a edição. Veja o que deu certo, tente entender porque e continue experimentando novas possibilidades!

poder da composição
Foto por Brassaï (noite parisiense)
 3 – O objetivo da Composição

A princípio poderíamos presumir que uma boa composição é aquela que se mostra mais agradável aos olhos. Isso nos levaria a crer que o objetivo da composição deveria ser mostrar seu objeto ou assunto da forma mais bela e prazerosa possível. Porém, essa visão é superficial. Nem toda fotografia (ou arte!) tem o objetivo de ser agradável ou bonita ao espectador. Alguns fotógrafos se expressam de formas diferentes, optam por temas fortes e utilizam de opções da composição para conseguir esse efeito. Por exemplo, pode-se provocar sensações de estranhamento no espectador, causando um certo nervosismo, desconforto. Para isso utilizamos de composições mais inesperadas, que podem as vezes chocar.

poder da composição
Fotos por Robert Capa
1- American Soldier Killed by German Snipers (Alemanha – 1945)
2- Death of a Loyalist Soldier (Espanha – 1936)
3 – Sicilian Peasant Telling an American Officer Which Way the Germans Had Gone (Itália – 1943)

Um exemplo é a fotografia de guerra, na qual o fotógrafo faz com que o espectador sinta o quão terrível e destruidora uma guerra é. Em contra-partida, um fotógrafo pode retratar as vítimas da guerra de uma forma bela e agradável, dando ênfase ao horror da guerra de forma sarcástica. No final das contas o objetivo de uma boa composição é que o artista utilize os meios necessários para expressar sua ideia.

poder da composição
Foto por isafmedia
poder da composição
Fotos por Marc Riboud
 4 – Exercício

A ideia é dividir um simples exercício mas que ativa o olhar para a composição. Um começo para se ‘pensar’ em compor e nas maneiras possíveis de se fazer isso.
-> Pense em vários tipos de composição que são familiares a você. Faça a sua “listinha” própria sem se preocupar se você conhece todas. Pense por você… não se preocupe em procurar nada no Google. Apenas procure em seu repertório. A imagem abaixo fica como dica de um dos tipos de composição mais básicos. Nos próximos artigos veremos sobre os tipos (ou “regras”) de composição e também sobre os elementos da composição. Aguardem! 😀

poder da composição
Estrada da Graciosa (Paraná)

Você vai gostar também do artigo sobre Composição Aberta e Fechada e esse outro sobre “Regras” da Composição.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe! :)

7 respostas

      1. Eu é que agradeço, Chris! E estamos aguardando os próximos artigos sobre tipos e elementos da composição. Esse assunto é importantíssimo na arte fotográfica, em minha opinião.

  1. Olá, a pouco me interessar por fotografar com melhor qualidade, comecei a ler estes artigos e estou adorando o quanto estou aprendendo. grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da nossa tribo de clicadores!

Preencha seus dados abaixo e vem com a gente!

Picture of Chris Dornellas

Chris Dornellas

Chris é fotógrafa e publicitária e entre uma coisa e outra também cuida desse blog. Quando não está na frente do computador se aventura para algum meio de mato, atrás de novas fotos e histórias. Devoradora de bons livros e chocolate meio amargo, também aprecia uma boa prosa e novas amizades.

Últimos Posts: